Páginas

sexta-feira, 5 de junho de 2009

APONTAMENTO A LER+ NO "LETRA PEQUENA" ...


Como tenho algumas responsabilidades neste percurso... fiquei babada! A escola e principalmente a sua Coordenadora da Biblioteca Escolar (que se soube rodear de uma boa equipa!) estão efectivamente de PARABÉNS!

A Rita escreveu assim...
Há pessoas a fazer coisas notáveis na promoção da leitura junto dos miúdos. Com profissionalismo e afectividade, não desperdiçam a fase em que as crianças aderem com facilidade e entusiasmo ao que se lhes propõe. Uma idade em que (quase) tudo é (ainda) possível.

Letra pequena online visitou uma escola integrada no Projecto A Ler+, do Plano Nacional de Leitura, e viu-a “respirar” livros e leitura por todo o lado. A EB1 D. Nuno Álvares Pereira (Agrupamento de Escolas “O Rouxinol”, Corroios, Seixal) tem frases nas paredes escritas pelos alunos sobre o que sentem ao ler um livro, tem estantes e baús com rodas para se deslocarem (com livros) para o recreio, tem fotos espalhadas de professores, autores, auxiliares e alunos com livros abertos nas mãos (sob o mote “Apanhados a ler”).

Há, numa das entradas, um “painel mistério”, em que fotografias de professores quando eram crianças acompanham a descrição das obras lidas na infância (o “jogo” é adivinhar que adulto é aquele), há um cantinho de leitura ao cimo das escadas e fora da biblioteca, há salas com nomes de autores (de António Torrado, por exemplo), há desenhos por todo o lado. Uma maravilha.





Teresa Silva, responsável pela biblioteca da escola, promoveu, em conjunto com outros professores, auxiliares, pais e avós de alunos, várias iniciativas e encontros. Conseguiu mobilizar a Junta de Freguesia de Corroios, que, entre diversos apoios, editou o livro que acima se reproduz, Em Viagem com a Poesia. São poemas e desenhos de alunos do 1.º e 2.º anos, criados a partir de leituras de obras de António Mota (que visitou a escola) — Onde Tudo Aconteceu e Se Tu Visses o Que eu Vi (Gailivro).


No Inverno, a conversa sobre livros foi acompanhada de chá. Como o calendário avançou e o Sol aqueceu, no último encontro tivemos direito a limonada fresca. E a um belo fim de tarde.

Obrigada eu, pelo tempo e disponibilidade e, agora, pelo inesperado e elogioso destaque!

Sem comentários: