Páginas

domingo, 15 de fevereiro de 2009

UM SEGREDO DO BOSQUE

De energias renovadas, depois de um dia em cheio na Universidade (onde, com sucesso, "arrumei" duas disciplinas que quase me levaram o juízo...), volto aos livros...

No rescaldo do "Dia dos Namorados" (outra das nossas "tradições" recentes, como o Dia das Bruxas!) onde constatei que "O Sapo Apaixonado" de Max Velthuijs (com muito mérito, sem dúvida) continua a marcar pontos, escolhi "Um segredo do bosque" de Javier Sobrino, editado pela OQO. para mais uma das minhas sessões de "madrinha da leitura" do 2º A da EB1 de Santa Maria da Graça.

Começamos por brincar com segredos, espreitando pela fechadura da "História de um Segredo" de João Paulo Cotrim e ilustrada por André Letria.

Só depois vamos descobrir este segredo, num bosque ilustrado pela mão leve de Elena Odriozola, lindo e tranquilo onde, num dia de Primavera, um esquilo conhece alguém que muda a sua vida. Até que "um segredo do bosque deixou de sê-lo. Percorreu todos os seus recantos com o canto da galinha do monte, o trinado do melro e até o vento o contou ao mar."
Uma história terna (impossível não associar à do sapo...) contado por um professor/escritor que já conhecíamos do grupo Peonza.

"UM SEGREDO É UM TESOURO ESCONDIDO."
"UM SEGREDO É UMA COISA QUE SE GUARDA NO OUVIDO."
2ºA

Sem comentários: