domingo, 15 de fevereiro de 2009

UM SEGREDO DO BOSQUE

De energias renovadas, depois de um dia em cheio na Universidade (onde, com sucesso, "arrumei" duas disciplinas que quase me levaram o juízo...), volto aos livros...

No rescaldo do "Dia dos Namorados" (outra das nossas "tradições" recentes, como o Dia das Bruxas!) onde constatei que "O Sapo Apaixonado" de Max Velthuijs (com muito mérito, sem dúvida) continua a marcar pontos, escolhi "Um segredo do bosque" de Javier Sobrino, editado pela OQO. para mais uma das minhas sessões de "madrinha da leitura" do 2º A da EB1 de Santa Maria da Graça.

Começamos por brincar com segredos, espreitando pela fechadura da "História de um Segredo" de João Paulo Cotrim e ilustrada por André Letria.

Só depois vamos descobrir este segredo, num bosque ilustrado pela mão leve de Elena Odriozola, lindo e tranquilo onde, num dia de Primavera, um esquilo conhece alguém que muda a sua vida. Até que "um segredo do bosque deixou de sê-lo. Percorreu todos os seus recantos com o canto da galinha do monte, o trinado do melro e até o vento o contou ao mar."
Uma história terna (impossível não associar à do sapo...) contado por um professor/escritor que já conhecíamos do grupo Peonza.

"UM SEGREDO É UM TESOURO ESCONDIDO."
"UM SEGREDO É UMA COISA QUE SE GUARDA NO OUVIDO."
2ºA

Sem comentários: