Páginas

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

5 RESOLUÇÕES PARA OS PAIS CRIAREM FILHOS LEITORES

Ou: Como Educar o seu Filho a ser um Leitor de Livros.

Sabe o que separa as crianças que lêem e as que não o fazem? Pelo menos de acordo com a opinião de Diane Bloom no Examiner, a resposta tem uma palavra: Pais. Principalmente para os que têm filhos mais novos, aqui fica então, por ordem de importância, o que o pai e a mãe devem fazer em 2009:

#1 Fale sempre da leitura como um "doce". Torne os livros e o tempo para os ler algo que vale mesmo a pena. Por ex., diga: "Se nós limparmos o quarto rapidamente, ainda teremos 45 minutos para ler!". Não diga, "Se leres um capítulo do teu livro podes comer bolachas e chocolate."

Desencoraje os professores ou a escola darem recompensas pela leitura. Explique que isso pode dar o sentimento à criança que ler é uma actividade desagradável para a qual ela precisa ser recompensada. O contrário é a verdade. Um mundo de maravilha, excitação e exploração sem limites espera o seu filho nos livros. Dê livros como recompensas e prendas não associadas a tarefas.

#2 Leia todos os dias para os seus filhos. A autora chama-lhe "tempo pó de pirlim-pim-pim". Lembre-se do Peter Pan [Veja 6.34m do filme da Disney, em português, no YouTube]: era o pó de pirlim-pim-pim da Fada Sininho que permitia às crianças voar. Pense nesse voo e as experiências que elas tinham na Terra do Nunca como uma metáfora para a expansão da imaginação.

E bastam 15 minutos por dia deste pó de pirlim-pim-pim. Crie um horário. Ao fim de algum tempo já não será possível sentar a jantar ou deitar (você escolhe) a sua criança se ainda não tiver lido. Torne esta actividade um hábito e uma tradição familiar que o seu filho irá lembrar para toda a sua vida e irá passar para os filhos dele. Ler em conjunto também ajuda a criar uma atmosfera de partilha de ideias e de pensamento crítico.

De qualquer forma, além de cuidar que a sua criança esteja saudável e em segurança, ler ao seu filho é uma das mais importantes coisas que pode fazer por eles. Não se arrependerá desta resolução.

#3 Faça visitas regulares à biblioteca ou à livraria, pelo menos uma vez por semana. Além de livros por empréstimo, compre também alguns. A biblioteca pessoal de uma criança é uma fonte de orgulho, memórias e um local de referência. Escolha livros para os seus filhos mas deixe-os também procurar e descobrir títulos por eles próprios.

#4 Crie um cantinho especial de leitura na sua casa. Basta uma cadeira especial e um candeeiro. Ou uma estante ao lado de um sofá, almofada e luz. Seja onde for, o que interessa é que seja confortável e bem iluminado. Desligue a tv ou o computador se incomodar.

#5 Faça de você mesmo um exemplo. Você não pode esperar criar e educar leitores se não der o exemplo. Como em tudo, o seu filho vai fazer do seu comportamento um modelo. Nas suas deslocações à biblioteca não se esqueça de trazer um livro para si e lê-lo! Fale com eles sobre o que leu, quando apropriado. Mostre-lhes que você ama os livros.

Traduzido e adaptado de 5 resolutions to guarantee you'll raise a reader -- start with a little pixie dust...

(Fonte: Bibliofilmes)

Sem comentários: