Páginas

terça-feira, 4 de novembro de 2008

ROSS TODD

Inspiração e motivação foi o contributo especial de Ross Todd, na Torre do Tombo, para além, claro, dos estudos importantes que nos vão regulando práticas e dando ânimo para continuar a lutar por esta causa!

Na Biblioteca Escolar como na vida...


"It is not enough to understand what we ought to be, unless we know what we are. But you don’t know what we are, unless we understand what we ought to be."

T. S. Elliot

"Dr Ross Todd e Carol Kuhlthau desenvolveram um conceito didáctico inovador chamado “Guided Inquiry”. Este conceito é baseado na extensa investigação feita por ambos. A pesquisa orientada descreve um novo conceito pedagógico no qual professores e professores bibliotecários trabalham em conjunto.
Neste conceito a moderna biblioteca escolar não é apenas a biblioteca, mas o centro da aprendizagem e do conhecimento da escola. Um centro de aprendizagem com apoio profissional disponível: o bibliotecário! A investigação feita por Ross Todd e outros mostra que uso eficaz e efectivo dos recursos da biblioteca e de outros serviços na educação não depende apenas do sistema, mas simplesmente dos recursos humanos, mais especificamente da equipa da biblioteca. O conceito de “guided inquiry”inclui a biblioteca escolar e o professor bibliotecário no ambiente educativo. A biblioteca escolar é mais do que uma simples estrutura, uma sala com computadores e livros. É mais do que uma sala onde os alunos trabalham e aprendem de forma autónoma. A biblioteca escolar desempenha um papel fundamental na aprendizagem. Por outras palavras: a biblioteca escolar não é “a biblioteca na escola, mas toda a escola é uma biblioteca”"
Ler mais sobre a BE do séc. XXI aqui!

Sem comentários: