Páginas

quinta-feira, 6 de maio de 2010

PRÉMIO NACIONAL DE ILUSTRAÇÃO

Bernardo Carvalho venceu o Prémio Nacional de Ilustração 2009 pelas ilustrações do livro Depressa, Devagar. As duas menções especiais do júri foram para Marta Madureira, Livro dos medos e Madalena Matoso, Andar por aí.


Prémio Nacional de Ilustração: Bernardo Carvalho, Depressa, devagar.
o Júri destacou “…a integração gráfica e organicidade do livro que, num estilo aparentemente simples, cria um ritmo muito dinâmico, cinematográfico até, com composições de grande efeito e vários níveis de leitura.” (in Acta PNI 14ªed.) O Júri sublinhou a exemplar originalidade através do desdobramento da personagem em duas figuras que jogam com o sentido das palavras depressa e devagar, bem como o uso feliz e eficaz da paleta cromática.


Menção especial: Marta Madureira, Livro dos medos.
O Júri realçou “…a grande intensidade plástica, a ludicidade da ilustração e o vocabulário gráfico rico, surpreendente e original.” Chamou ainda a atenção para a relação muito produtiva que a imagem estabelece com a palavra.
 Menção especial: Madalena Matoso, Andar por aí.
O Júri destacou “…o modo como a narrativa vai sendo construída com um movimento original que aproveita de forma lúdica o próximo e o longínquo, no fundo despertando para diferentes modos de ver”. Referiu ainda o registo poético do conjunto, que integra de forma magnífica o texto e a imagem. (Ler mais)

Sem comentários: