A literacia mediática é a capacidade de aceder, compreender e apreciar, de forma crítica, diversos aspectos dos media e dos conteúdos mediáticos e de comunicar numa multiplicidade de contextos. Diz respeito a todos os media, incluindo televisão e cinema, rádio e música gravada, imprensa escrita, Internet e todas as demais tecnologias digitais.
Para podermos participar na sociedade da informação actual, temos de compreender como funcionam os diversos media (tradicionais e novos). Eis a razão pela qual a Comissão Europeia adoptou hoje (a pedido do Parlamento Europeu) orientações políticas instando os países da UE e a indústria a promoverem a literacia mediática na Europa mediante actividades que permitam aos cidadãos aceder, compreender e apreciar, de forma crítica, todos os media a que estão expostos, nomeadamente televisão e cinema, rádio, música, imprensa escrita, Internet e tecnologias da comunicação digitais.
A formação no domínio da literacia mediática pode melhorar a forma como os cidadãos se servem dos motores de pesquisa e ensinar às crianças em idade escolar como se faz um filme ou como funciona a publicidade. Nalguns países (por exemplo, Suécia, Irlanda e Reino Unido), a literacia mediática já faz parte do currículo escolar. O sítio Web kidSMART do Reino Unido ensina os jovens a utilizar de forma segura os sítios de contactos sociais. A educação é uma competência nacional, mas a Comissão convidou hoje os países da UE a lançarem um debate sobre a forma de atribuir à literacia mediática um lugar de destaque nas escolas.
Sem comentários:
Enviar um comentário