Páginas

domingo, 5 de julho de 2009

A CHARADA DA BICHARADA



Mais um vídeo livro "pescado" no Letra Pequena... Texto de Alice Vieira ilustrado por Madalena Matoso que, com ele, venceu o Prémio Nacional de Ilustração.

Esta publicação, um álbum poético, género escassamente editado em Portugal, evidencia-se pela articulação expressiva das componentes pictórica e verbal. A criatividade e a inovação das ilustrações materializam-se no recurso a uma paleta cromática forte, rica e livre, que sustenta uma arquitectura visual esquemática e segura. As imagens potenciam a proposta lúdica dos poemas, que funcionam como advinhas e/ou charadas. O discurso icónico, pautado pela subtileza e pelo enigma, convoca um olhar insistente, curioso e inquiridor.(Fonte: DGLB)

Madalena Matoso (Lisboa, 1974)

Tem o curso de Design de Comunicação da Faculdade de Belas Artes – Universidade de Lisboa. Em 1999 fundou a empresa Planeta Tangerina, Design e Comunicação, Lda., onde trabalha na área da ilustração e do design gráfico. Ilustrou vários livros da colecção “As Histórias da Bruxa Cornélia”, da Editora Temas e Debates, da colecção “Fábulas” do Jornal Expresso, da colecção “Mundo de Histórias” da Editora Oficina do Livro, entre outros trabalhos.
Menções especiais no Prémio Nacional de Ilustração – 2006 e 2007, com as ilustrações das obras Uma Mesa É Uma Mesa. Será?, e Quando eu nasci, ambas editadas pelo Planeta Tangerina.
O livro O meu vizinho é um cão recebeu o Prémio Melhor Ilustração de Livro Infantil no Festival da Amadora 2008

Sem comentários: