Na prova de aferição do 4º ano de 2009 a capacidade de utilização de uma biblioteca estava presente na questão 9, acompanhando uma fábula em que a biblioteca era um dos elementos.
E você já colocou as soluções na sua biblioteca, mostrando onde é que na sua biblioteca se pode responder às questões colocadas? E o marcador de livros com a tartaruga?!
"A conversa tomara, afinal, o rumo inverso do que a cegonha pretendia. Tanto quisera deslumbrar a tartaruga com os seus conhecimentos e acabara fazendo uma triste figura. A outra sabia muito mais do que ela! Isso irritava-a, mas também a enchia de curiosidade. Como é que, sem sair de casa, uma pessoa podia estar tão bem informada? Não resistiu a perguntar. A tartaruga riu-se.
– Como é que eu estou bem informada? É muito simples, cara amiga…
– Então explica.
– Não explico. Vem comigo e verás com os teus próprios olhos. Segue-me!
Lá foram então as duas, uma pela água e outra pelo ar. Depressa chegaram ao destino.
Uma gruta simpática, coberta de algas por fora e muito bem arranjada por dentro. Areia fofa, conchas, búzios e livros. Livros a não acabar mais! Uns de capa dura, outros de capa mole, com desenhos maravilhosos ou quase sem desenhos nenhuns, pequenos, médios, grandes, finos, grossos, delicados, resistentes, mínimos e descomunais!
– O segredo está aqui, na minha biblioteca. Não me desloco, mas viajo pelos caminhos da leitura. Só preciso de óculos, de curiosidade e de imaginação!"
Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, Três Fábulas, Lisboa, Caminho, 2007
Provas de Aferição (com soluções!): http://www.gave.min-edu.pt/np3/7.html
PS: só faltou a CDU nas estantes da BE !
Nota: nem PS (Post Scriptum) nem CDU (Classificação Decimal Universal) nem BE (Biblioteca Escolar) se referem a partidos políticos!
Retirado de: BIBLIOTEQUICES do Paulo I., sempre atento!
Qual é o teu livro preferido? - prova de aferição do 6º ano
Foi esse o tema da composição da Prova de aferição de Língua Portuguesa do 6º ano.Claro que, dadas as nossas funções, gostámos muito do assunto escolhido. Talvez tivéssemos formulado a pergunta de outra forma, pois segundo consta alguns alunos perderam tempo na escolha dO livro favorito (pelos vistos têm mais do que um, como nós, aliás). Mas as questões orientadoras facilitam a redacção, assim como as sugestões para se tornar o texto mais interessante: no fundo trata-se de uma simples “ficha de leitura”.
Publicado por Bibliobeiriz em Maio 18, 2009
Sem comentários:
Enviar um comentário