terça-feira, 17 de março de 2009

A INVENÇÃO DE HUGO CABRET

Devorei-o no domingo, assim de uma penada, sem conseguir parar até chegar ao fim... Chamam a este género "novela gráfica" e se o aspecto "calhamaço" pode intimidar os leitores menos intrépidos, a sensação de desconforto desvanece-se imediatamente a seguir às primeiras páginas.

Fascinante mesmo e absolutamente CROSSOVER (para miúdos e graúdos), abrindo uma série de novas janelas sobre o Mundo...

É uma obra única, inclassificável. A invenção de Hugo Cabret - Uma novela em palavras e imagens, editada pela Gailivro, é um livro infanto-juvenil, a que os adultos não resistem. É um lindíssimo objecto, com design, textos e ilustrações a cargo também de Selznick. Apetece ler, reler, contemplar, saber mais sobre todos os detalhes avançados pela história. Com uma escrita simples e muito bem estruturada, A invenção de Hugo Cabret vai sendo desvendada a um ritmo imparável, entre textos curtos e longos, entre páginas simples, duplas ou seguidas de ilustrações, sempre a carvão, sempre a preto e branco, tal como nos primórdios do cinema.

No site, dedicado à obra e ao autor, é possível saber muito mais sobre todos os pormenores da produção do livro, desde as personagens aos objectos, colaboradores e prémios conquistados, apoiando e complementando a ficção dos momentos, locais e figuras históricas que se encontram na narrativa. Sim! Brian Selznick conta e ilustra tanto e tão bem que não se resiste a saber mais sobre tudo.

Há uma edição especial que contém um DVD com uma entrevista a Selznick.

Para aceder ao site "The invention of Hugo Cabret" clique aqui.
Para aceder à obra dirija-se a uma livraria!

Helena Gonçalves (Fonte:O Livro Infantil)




Sem comentários: