sábado, 11 de outubro de 2008

CASAMENTO ENTRE HOMOSSEXUAIS - EM ALTURA DE GRANDES DEBATES...


Porque são assuntos incontornáveis, deixo duas sugestões que abordam (bem, na minha opinião) a questão da homossexualidade...



Titiritesa vive no reino de Anteontem. A sua mãe, a rainha Mandolina, sonha ver a filha bem casada e tenta educá-la como uma cortesã refinada; mas a filha rejeita a vida convencional que lhe foi imposta e não corresponde às aspirações da mãe. Face à iminente chegada de uma preceptora, Titiritesa decide fugir do palácio para viver fantásticas e divertidas aventuras: visitar um inventor de palavras, confrontar-se com um monstro terrível, conhecer outra princesa de lábios doces... Uma história atrevida, que aborda a homossexualidade feminina com humor, naturalidade e frescura, e que celebra o amor sem preconceitos mas com a sensibilidade necessária para um leitor infantil no contexto da educação afectiva. Com o seu estilo tão pessoal enquanto ilustrador, Quarello faz emergir a personalidade dos personagens de uma forma absolutamente sintonizada com o texto. Transmite eficazmente uma mensagem de normalidade e verosimilitude, enquanto evoca com mestria os sentimentos que invadem alguém quando cresce e vive o seu primeiro amor.




O livro, escrito e ilustrado por Manuela Bacelar, conta uma história dentro de outra história. Uma mãe, Maria, que mostra à filha o álbum da sua infância, tão comum a tantas outras, com piqueniques no parque, histórias ao deitar, avós que vivem no campo e cozinhados em família. A única diferença é que Maria, em vez de um pai e de uma mãe, tinha dois pais: Pedro e Paulo. E foi Pedro quem criou o álbum, quando esteve um ano desempregado.

Sem comentários: