Páginas

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

A FADA PALAVRINHA E O GIGANTE DAS BIBLIOTECAS

Como nasceu o projecto "A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas"?
A promoção do livro e da leitura tem sido alvo, nos últimos tempos, de inúmeras inovações e transformações, com as quais o livro supera as suas funções imediatas e passa a ser entendido como um elemento facilitador do processo da construção da personalidade da criança e como instrumento de permanente formação intelectual, moral e afectiva.
Todavia, para que o livro desempenhe as suas funções de intermediário que apresenta a criança ao mundo e às diferentes situações que nele decorrem, importa potenciar a criação de “mediadores de leitura”. Impera, sobretudo, consciencializar pais e educadores para o papel determinante que desempenham no processo de acompanhamento e apoio à criança nas suas primeiras aventuras literárias.
Foi neste contexto que a Câmara Municipal de Évora criou o Projecto Educativo de Promoção do Livro e da Leitura “A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas”.
Apresentando como objectivo central a promoção da literacia e o reforço dos hábitos de leitura, este projecto visa em simultâneo o acesso do conhecimento para todos e a criação/requalificação de bibliotecas escolares/espaços de leitura, objectivos corroborados pelo desígnio nacional lançado pelo Plano Nacional de Leitura, com o qual a Autarquia assinou, no dia 13 de Outubro de 2006, um termo de parceria.
O projecto tem como vectores estratégicos de acção: a comunidade educativa, as famílias e os diferentes contextos sociais (idosos, crianças e jovens em risco, crianças hospitalizadas). No âmbito da sua intervenção têm sido desenvolvidas diversas actividades para estes grupos, como: acções de formação para docentes e pais, trabalho de proximidade e continuidade entre alunos do concelho e escritores de literatura infantil, sessões de animação da leitura, criação/requalificação de bibliotecas escolares ou espaços de leitura em escolas e jardins de infância da rede pública, itinerância diária da “Loja dos Sonhos”, entre outras.
Para além do Espaço Criança, com propostas inesgotáveis (com ligação na imagem), pode aceder aqui ao espaço dedicado a pais e educadores. MUITO INTERESSANTE este projecto.
E a história contada em verso pela Luísa Ducla Soares e editada pelos Livros Horizonte faz jus à grandeza desta iniciativa.
Uma inspiração feliz para a comemoração do Mês das Bibliotecas Escolares!

Sem comentários: