Páginas

terça-feira, 23 de setembro de 2008

A ARCA DOS CONTOS

Há quanto tempo aguardava esta reedição.

Uma ideia de Maria Teresa Meireles (professora no Pinhal Novo, aqui tão perto...), desta vez com ilustrações da premiadíssima Teresa Lima.

Um jogo de cartas inspirado no imaginário dos contos tradicionais e estudado de modo a estimular a criatividade e o gosto pela leitura e pela escrita.
Destinado a pais, educadores, psicólogos, terapeutas e, sobretudo, crianças que se divertem criando histórias com os ingredientes "clássicos".

Composto por 77 cartas, divididas em 7 grupos:
- personagens humanas,
- personagens animais,
- objectos mágicos,
- espaços,
- palavras-chave,
- verbos,
- adjectivos.

Pela Editora Apenas onde vale a pena explorar também a colecção Bilhetes de Identidade, sob a direcção de Ana Paula Guimarães:

A primeira sistematização temática da literatura tradicional (emitidos por quem os conhece de gingeira, os B. I. dos bichos e quejandos revelam-nos quem somos e ao que andamos). Este núcleo constitui, a este nível, a primeira grande sistematização do BESTIÁRIO e outros SERES MÍTICOS, constantes na tradição popular portuguesa. Os livros organizam-se ao modo de um bilhete de identidade (nome, filiação, locais de nascimento, moradas, características diversas, etc.), sendo a pesquisa efectuada, essencialmente, nas grandes recolhas de contos e lendas dos séculos XIX e XX.

As obras destinam-se ao público em geral e a especialistas em particular, constituindo um precioso auxiliar para professores e alunos dos ensinos básico e secundário.

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns para a melhor mana do mundo!