Páginas

terça-feira, 13 de maio de 2008

O QUÊ QUE QUEM - O ESCOLHIDO


EXPOSIÇÃO DE LIVROS ILUSTRADOS EUROPEUS EM FRANÇA


A Secção Francesa do IBBY (La Joie par les livres – Ibby-France) vai organizar em 2008, Ano Europeu do Diálogo Intercultural, uma exposição de livros ilustrados dos países da União Europeia.Esta exposição terá lugar na Biblioteca Nacional de França (em que La Joie par les livres – Ibby-France está agora integrada). A exposição consistirá em 28 painéis, um de introdução e um por cada país.Cada país estará representado por um livro ilustrado representativo da sua produção, publicado nos últimos 10 anos e disponível no mercado.A secção do IBBY de cada país, incluindo Portugal, foi solicitada a indicar quatro livros, de entre os quais um júri escolheria o seleccionado.
O júri da La Joie par les livres – Ibby-France seleccionou como representante de Portugal o livro O Quê Que Quem, ilustrado por Gémeo LUÍS (texto de Eugénio RODA; Edições Eterogémeas).
A APPLIJ (Secção Portuguesa do IBBY) submeteu à apreciação do júri os seguintes livros, premiados com o Prémio Nacional de Ilustração das últimas quatro edições:
— Histórias de Animais, ilustrado por Teresa Lima (texto de Rudyard Kipling; ed. AMBAR);
— O Quê Que Quem, ilustrado por Gémeo Luís (texto de Eugénio Roda; Edições Eterogémeas);
— Come a sopa, Marta!, ilustrado por Marta Torrão (texto de Marta Torrão; ed. O Bichinho de Conto);
— O Sonho de Mariana, ilustrado por Danuta Wojciechowska (texto de António Mota; Edições Gailivro).
Definitivamente um dos livros da minha vida!

Sem comentários: